Como lidar com a sobrecarga no estudo para concurso público

O estudo para concurso público é uma tarefa árdua e, muitas vezes, sobrecarregada. É preciso ter disciplina e organização para lidar com a quantidade de conteúdo e prazos apertados. No entanto, é possível aliviar a sobrecarga com algumas técnicas de gestão do tempo e da rotina.

O estudo para concurso público é uma tarefa árdua e, muitas vezes, sobrecarregada. É preciso ter disciplina e organização para lidar com a quantidade de conteúdo e prazos apertados. No entanto, é possível aliviar a sobrecarga com algumas técnicas de gestão do tempo e da rotina.

Entenda o seu estilo de aprendizagem

Os estilos de aprendizagem são classificados em quatro categorias: visual, auditivo, kinestésico e misto. Cada um deles corresponde a uma forma específica de processar e armazenar informações. Algumas pessoas tendem a aprender melhor através de imagens e outras preferem ouvir as explicações. Já outras, aprendem fazendo movimentos ou tocando nas coisas. Aprender através de um estilo misto é a forma mais comum de se aprender, uma vez que envolve mais de um sentido.

Para lidar com a sobrecarga no estudo para concurso público, é importante que você compreenda qual o seu estilo de aprendizagem predominante e busque utilizar técnicas que envolvam esse tipo específico de processamento. Se você é uma pessoa visual, por exemplo, tente criar mapas mentais das matérias que precisa estudar. Isso vai te ajudar a organizar as informações e fixá-las com mais facilidade. Já se você é auditivo, experimente fazer gravações das aulas ou das partes da matéria que mais lhe custam assimilar e ouça-as sempre que tiver um tempinho livre. Se for kinestésico, experimente fazer pequenos resumos das matérias em forma de fichas ou cartões e vá pegando-os para ler e relembrar os conceitos sempre que puder.

Qualquer que seja o seu estilo predominante de aprendizagem, lembre-se sempre de variar as técnicas para não cair na rotina e acabar perdendo o foco nos estudos.

Defina objetivos e priorize tarefas

É importante estabelecer objetivos para o seu estudo e focar nas tarefas que são mais importantes para alcançá-los. Isto irá ajudá-lo a lidar com a sobrecarga e não ficar sobrecarregado com o estudo.

Primeiro, você precisa definir o seu objetivo principal. Você quer passar no concurso? Ou você quer ser o melhor candidato? Ou você quer apenas concluir o curso? Uma vez que você tenha definido o seu objetivo, você pode começar a traçar um plano para alcançá-lo.

Depois de definir o seu objetivo, é hora de começar a priorizar as suas tarefas. O que é mais importante para você? Passar no concurso ou tirar boas notas? Você precisa ter em mente que há diferentes formas de passar no concurso, e nem todas elas envolvem tirar boas notas. Se passar no concurso for a sua prioridade, então você precisa focar nas tarefas que vão te ajudar a atingir esse objetivo. Isso significa estudar bastante e fazer muitos simulados. Se tirar boas notas for a sua prioridade, então você precisa focar nas tarefas que vão te ajudar a atingir esse objetivo. Isso significa estudar bastante e fazer muitos exercícios.

Independentemente do seu objetivo, é importante ter um plano de estudos e seguir esse plano à risca. Não adianta querer estudiar horas por dia 7 dias por semana se isso nunca vai acontecer na realidade. Seja realista com o seu plano de estudos e siga-o à risca. Tenha disciplina e determinação, e você irá alcançar os seus objetivos!

Não se compare com os outros concorrentes

É importante que, durante o estudo para concurso público, você se concentre em seu próprio progresso e não se compare com os outros concorrentes. Isto pode ser desmotivador e levar ao estresse. Em vez disso, mantenha o foco em seus objetivos e trabalhe duro para alcançá-los. Mantenha a calma: você consegue chegar lá!

#BORAPRACIMA

Receba Descontos todas as semanas e os principais alertas sobre concursos militares diretamente em seu e-mail.

Fique tranquilo, não fazemos SPAM e você poderá
remover seu e-mail quando quiser!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e personalizar a comunicação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

VOCÊ AINDA NÃO ESTÁ INSCRITO! VERIFIQUE SEU E-MAIL PARA CONFIRMAR A INSCRIÇÃO

Caso não encontre na caixa de entrada, verifique a caixa de SPAM