Ao estudar para as provas de concursos militares, podemos nos valer de mapas mentais para facilitar a organização do conteúdo. Esse tipo de mapa nos ajuda a visualizar as ideias que precisamos aprender, tornando o estudo mais dinâmico. Veja a seguir dicas para fazer mapas mentais para estudar.
Comece fazendo um esboço do mapa em uma folha de papel. Não se preocupe com a ordem das informações ou com a qualidade do desenho. O importante é começar a elaborar o mapa.
As ideias devem ser colocadas no mapa de forma a tornar o estudo mais dinâmico. Por isso, separe as ideias pelos temas que elas abordam.
Ao colocar as ideias, tente agrupá-las por semelhança. Dessa forma, você facilita a visualização das ideias e o estudo.
Use cores para destacar as ideias. Assim, elas ficarão mais visíveis e você poderá identificá-las com mais facilidade.
Utilize imagens e gráficos para ilustrar as ideias. Isso tornará o mapa mais atrativo e facilitará a compreensão das informações.
Nas bordas do mapa, escreva as ideias principais que você deseja lembrar. Assim, você não precisará procurá-las no meio do mapa.
Verifique se o mapa está de acordo com o seu objetivo. Se for estudar para uma prova, por exemplo, verifique se as informações estão relacionadas à matéria.
Faça vários mapas mentais. Dessa forma, você terá uma visão mais ampla do conteúdo e poderá estudar de forma mais dinâmica.
Os mapas mentais podem ser construídos digitalmente com ferramentas eficientes e práticas. Recomendamos duas delas para que você possa testar gratuitamente: o MindMeister (clique aqui e conheça) e o Miro (clique aqui e conheça).
Concluindo, podemos afirmar que o uso de mapas mentais é uma excelente forma de estudar. Com esse recurso, tornamos o processo de aprendizagem mais dinâmico e eficiente. Além disso, o mapa nos ajuda a identificar as ideias principais e a lembrar do conteúdo de forma mais fácil. Por isso, recomendamos o seu uso para todos os tipos de estudo.