Início prático: como lidar com o Raciocínio Lógico em seu concurso

Um ponto em comum nos estudos para concursos é a importância que os concurseiros dão ao raciocínio lógico. Esse é um dos assuntos mais cobrados nos concursos públicos e, por isso, requer atenção especial dos candidatos. Veja algumas dicas iniciais para lidar com a matéria.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Brasil possui mais de milhões de pessoas analfabetas funcionais. Esse percentual alarmante deve-se, em grande parte, à falta de oportunidades de estudo e de qualificação para a população.

Infelizmente, os concursos públicos também não estão imunes a esse problema. Segundo o IBGE, apenas dos brasileiros com ensino superior concorrem a cargos públicos. Já os concurseiros com ensino médio representam do total.

Ainda que o nível de escolaridade dos concurseiros seja variável, é possível destacar alguns pontos em comum entre eles. Um deles é a dedicação aos estudos. Independentemente do cargo que disputam, os concurseiros sabem que para vencer é preciso estudar muito.

Outro ponto em comum é a importância que os concurseiros dão ao raciocínio lógico. Esse é um dos assuntos mais cobrados nos concursos públicos e, por isso, requer atenção especial dos candidatos.

Se você está se preparando para concursos militares, confira a seguir algumas dicas para estudar raciocínio lógico:

Preste atenção nos detalhes

Para resolver os exercícios de raciocínio lógico é importante prestar atenção nos detalhes. Muitas vezes, a solução de um problema está escondida nos detalhes.

Nunca estude de última hora

É importante começar a estudar raciocínio lógico com antecedência. Isso porque esse é um assunto que exige dedicação e que não pode ser aprendido em pouco tempo.

Estude de forma organizada

Organize os seus estudos de forma que sejam mais produtivos. Comece pelos assuntos que você tem mais dificuldade e tente resolver os exercícios mais complicados.

Faça exercícios

A melhor forma de aprender é praticando. Faça exercícios de raciocínio lógico o quanto antes e veja os resultados positivos logo no início dos seus estudos.

Estude com foco

É importante estudar com foco para se manter motivado. Quando você estiver estudando raciocínio lógico, foque apenas neste assunto e não se distraia.

Leia bastante

Ler é uma excelente forma de complementar os seus estudos de raciocínio lógico. Procure ler livros, artigos científicos e sites especializados sobre o assunto.

Não se desestimule

Raciocínio lógico é um assunto que exige dedicação e paciência. Nunca se desestimule e faça o seu melhor. Com determinação e foco, você conseguirá vencer!

 

#BORAPRACIMA

Receba Descontos todas as semanas e os principais alertas sobre concursos militares diretamente em seu e-mail.

Fique tranquilo, não fazemos SPAM e você poderá
remover seu e-mail quando quiser!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e personalizar a comunicação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

VOCÊ AINDA NÃO ESTÁ INSCRITO! VERIFIQUE SEU E-MAIL PARA CONFIRMAR A INSCRIÇÃO

Caso não encontre na caixa de entrada, verifique a caixa de SPAM