A Policial Militar é uma das forças de segurança mais presentes em nosso cotidiano. São eles que fazem a segurança em eventos, festas, ruas e praças. No entanto, existem alguns mitos sobre a PM que precisam ser esclarecidos.
A única função de um policial militar é combater o crime.
Os policiais militares desempenham um papel vital na segurança pública, mas suas funções vão muito além da luta contra o crime. Eles também prestam serviços comunitários, como patrulhamento de bairros e escolas, e trabalham em colaboração com outras agências governamentais para garantir a segurança da população.
O perigo da profissão é muito alto e fora de controle
Como qualquer outra profissão que envolva o trabalho com pessoas, há diversos riscos envolvidos na profissão de policial militar. No entanto, os riscos podem ser minimizados com o treinamento adequado e o uso de equipamento moderno e seguro. A Polícia sempre desenvolve uma série de recursos, processos e métodos que ajudam a compensar os riscos inerentes à profissão .
A polícia é uma organização corrupta.
Embora existam alguns casos de corrupção na polícia, como existe em qualquer tipo de profissão no país, a vasta maioria dos policiais são honestos e integros. A corrupção é um problema que está conectado com a sociedade de um modo geral, mas a polícia tem mecanismos para lidar com os casos de corrupção e punir os culpados.
Os policiais militares não respeitam os cidadãos.
Assim como no exemplo da corrupção, existem alguns casos de policiais militares que cometem abusos no exercício de sua função, mas a verdade é que a maioria esmagadora dos policiais militares são profissionais que cumprem seu dever com zelo e respeito. A Polícia Militar é uma das forças de segurança mais bem treinadas do Brasil e seus membros são rigorosamente selecionados e treinados para atuar na área da Segurança Pública. Os policiais militares são responsáveis pela proteção dos cidadãos e pelo combate à criminalidade, além de prevenir e reprimir delitos.